sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Nos 2 acasalamentos desse ano tive a felicidade de alcançar meus objetivos. O Ursus do Vento Simun realmente deu o preto e melhorou as angulações da Ossy e manteve seu excelente temperamento, dando origem a ninhada A, onde só nasceu o Ares, macho muito promissor.
O Pakrus di Capela Batti melhorou a traseira da Ohana e ajudou também na construção geral dos filhotes e também manteve o temperamento absurdo da Ohana.
Machos expetaculares que deram uma enorme contribuição ao meu canil, e que certamente continuarão a contribuir com a raça.
Em 2011, no meu canil será a vez de Zafiro von der Loie mostrar seu valor.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Zafiro Selecionado

Neste último sábado Zafiro von Der Loie foi selecionado classe 1, com apenas 18 meses e 2 semanas de idade, em Atibaia pelo juiz Alexandre Tavolari. Zafiro já encontra-se disponível para acasalamentos.
Com a seleção do Zafiro, cumpri meu obejtivo de ter 100% do canil selecionado classe 1.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Importância da Fêmea no acasalamento.

Embora o macho exerça um papel de glamour na mente de quem pensa no pedigree de um cão pastor alemão, eu reparei que a fêmea exercer uma importância fundamental no mesmo.
Uma boa fêmea consegue transmitir seus dotes e deixa o macho suprir seus defeitos.
Na história do pasteirorismo temos o exemplo de Palme von Wildsteiger Land nunca foi uma excelente cadela de pista (embora sua irmã sim) mas ela simplesmente mudou a história da criação gerando Quando vom Arminius e Uran vom Wildsteiger Land, que são simplesmente a base das principais linhas de sangue que temos hoje em dia.
Baseado nisso, ao procurar um macho para acasalmento de minhas cadelas irei levar em consideração muito mais sua linha materna que a paterna. Se sua mãe já gerou outros machos de alto nível, quer dizer que possui genética dominante e que sua linha de sangue tende a dar bons frutos no futuro.
Aqui no Brasil temos alguns exemplos de cadelas que geraram mais de um cão de excelente qualidade, um exemplo a Ossy de Ponsvera, minha cadela. Até onde sei ela gerou ao menos 1 bom cão de pista a cada acasalamento, sua genética é extremamente dominante e seu excelente tipo se perpetua.
Seu último filho, Ares do Monte Celeste, tem se desenvolvido e demonsntra qualidades de um grande reprodutor. Filho de um cão de progênie inquestionável e de Ossy, Ares tem um forte temperamento, uma cabeça poderosa, muita pigmentação, olhos muito escuros, muita cor, cernelha alta, muita firmesa, garupa de bom comprimento e bem colocada, muita ossatura e fortaleza, corretas angulações, exceletes linhas superior e inferior e o excelente tipo da mãe. O pai passou sua desenvoltura ao andar com nobreza e elegância.
Acredito que Ares tem grandes possibiidades de ser o melhor filho da Ossy até agora e um enorme potencial na reprodução. Em 2012 devo fazer o acasalamento Ohana x Ares e espero muito bom resultado.