sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Nos 2 acasalamentos desse ano tive a felicidade de alcançar meus objetivos. O Ursus do Vento Simun realmente deu o preto e melhorou as angulações da Ossy e manteve seu excelente temperamento, dando origem a ninhada A, onde só nasceu o Ares, macho muito promissor.
O Pakrus di Capela Batti melhorou a traseira da Ohana e ajudou também na construção geral dos filhotes e também manteve o temperamento absurdo da Ohana.
Machos expetaculares que deram uma enorme contribuição ao meu canil, e que certamente continuarão a contribuir com a raça.
Em 2011, no meu canil será a vez de Zafiro von der Loie mostrar seu valor.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Zafiro Selecionado

Neste último sábado Zafiro von Der Loie foi selecionado classe 1, com apenas 18 meses e 2 semanas de idade, em Atibaia pelo juiz Alexandre Tavolari. Zafiro já encontra-se disponível para acasalamentos.
Com a seleção do Zafiro, cumpri meu obejtivo de ter 100% do canil selecionado classe 1.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Importância da Fêmea no acasalamento.

Embora o macho exerça um papel de glamour na mente de quem pensa no pedigree de um cão pastor alemão, eu reparei que a fêmea exercer uma importância fundamental no mesmo.
Uma boa fêmea consegue transmitir seus dotes e deixa o macho suprir seus defeitos.
Na história do pasteirorismo temos o exemplo de Palme von Wildsteiger Land nunca foi uma excelente cadela de pista (embora sua irmã sim) mas ela simplesmente mudou a história da criação gerando Quando vom Arminius e Uran vom Wildsteiger Land, que são simplesmente a base das principais linhas de sangue que temos hoje em dia.
Baseado nisso, ao procurar um macho para acasalmento de minhas cadelas irei levar em consideração muito mais sua linha materna que a paterna. Se sua mãe já gerou outros machos de alto nível, quer dizer que possui genética dominante e que sua linha de sangue tende a dar bons frutos no futuro.
Aqui no Brasil temos alguns exemplos de cadelas que geraram mais de um cão de excelente qualidade, um exemplo a Ossy de Ponsvera, minha cadela. Até onde sei ela gerou ao menos 1 bom cão de pista a cada acasalamento, sua genética é extremamente dominante e seu excelente tipo se perpetua.
Seu último filho, Ares do Monte Celeste, tem se desenvolvido e demonsntra qualidades de um grande reprodutor. Filho de um cão de progênie inquestionável e de Ossy, Ares tem um forte temperamento, uma cabeça poderosa, muita pigmentação, olhos muito escuros, muita cor, cernelha alta, muita firmesa, garupa de bom comprimento e bem colocada, muita ossatura e fortaleza, corretas angulações, exceletes linhas superior e inferior e o excelente tipo da mãe. O pai passou sua desenvoltura ao andar com nobreza e elegância.
Acredito que Ares tem grandes possibiidades de ser o melhor filho da Ossy até agora e um enorme potencial na reprodução. Em 2012 devo fazer o acasalamento Ohana x Ares e espero muito bom resultado. 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ninhada B aos 30 dias





Macho 1

Macho 2

Fêmea 1

Fêmea 2

Fêmea 3

Fêmea 4

Fêmea 5

Fêmea 6

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ninhada B sai da maternidade

A ninhada B agora saiu oficialmente da maternaidade, agora está no berçario. Essa ninhada se caracteriza até agora por ser muito homogênia, muito bem pigmentada e com muito bom temperamento pelo que pude ver até o momento.


















terça-feira, 16 de novembro de 2010

Monte Celeste parabeniza a chegada de um novo reprodutor ao Brasil

Venho aqui parabenizar o proprietário do VA1 SR Porto Semper Wictor, filho do expetacular 2 x VA1 Vegas du Haut Mansard e da cadela Tricksie von der Fürstenperle. Tomei a liberdade de fazer uma breve análise em sua linha de sangue:
Vegas dispensa apresentações, mas Tricksie também impressiona. Eu estou convicto que a linha de sangue da mãe e o que ela já deu de progênie é mais importante que a do pai do reprodutor.
Pois bem, Tricksie gerou, além de Porto, o SG5 Italia Porto zum Gigelsfelsen e a excelente cadela Trischa del Monte Poliziano. Tricksie é filha do VA3 Orbit vom Hühnegrab e da VA1(SCH) VA11(BSZS) Aike zum Gigelsfelsen.
Aike por sua vez é filha do expetacular 4 x VA Kevin von Murrtal. Aike é simplesmente a mãe do atual VA1 Ober von Bad-Boll. Além de Ober, aike também gerou: o SG Kabul von Bad-Boll, o VA1 PAKISTAN Visum von der Furstenperle e BSZS 10-V28,VA (I) Chivas von Bad Boll.
Não tenho a menor dúvida que Porto é um reforço e tanto para o pastoreirismo barsileiro, parabéns novamente.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Análises das linhas de sangue das ninhadas A e B

É muito interessante e saudável a um titular de canil fazer análise das linhas de sangue que está produzindo, portanto aqui vai a minha.
Ninhada A - Ossy de Ponsvera e Ursus I do Vento Simun -  Ambos com descendencia do 2x VA1 (alemanha) Rikkor von Bad-Boll. Ossy tem Valium von Arminius (passa muita pigmentação e ossatura) na linha paterna e Nick von der Römerau, espatacular reprodutor com tamanho correto, cenelha alta e cabeça poderosa, dessa linha sairam cães como VA1 (Argentina) King de Los Danicar e VA4 (Arg) Zocco de Los Danicar, e posteriormente VA1 (Arg) Dux von Haus Roten. Ursus por sua vez tem Rikkor von Bad-Boll em ambas a linhas materna e paterna, nessa ultima através de Oxano von Bad-Boll, e na primeira através de VA1 (Brasil) Micheland's Chaplin e o 4x VA Kevin von Murrtal. Kevin que finalmente em 2010 teve um descendente no seleto grupo de VA's Alemães, VA1 Ober von Bad-Boll.
A ninhada teve cosanguinidade 5 - 5 em Rikkor von Bad-Boll, levando-se em conta a herança genética transmitida pelos representantes de sua árvore genealógica, eu esperava muita pigmentaçao, tipo bem marcado e bom temperamento, e foi o que aconteceu, Ares do Monte Celeste, único da ninhada, atende muito bem todas as espectativas. Tem um grande e promissor futuro nas pistas e na reprodução.

Ninhada B - Ohana da Morada das Estrelas e Pakrus I di Capela Batti - Novamente semelhanças na linha da sangue, ambos descendem de Micheland's Chapiln - Kevin von Murrtal - Rikkor von Bad-Boll na linha paterna. Ohana tem em sua linha paterna, além dos cães já sitados, Quetin von Karanberg - Yasko von Farbenspiel - Ursus von Batu, que deu origem ao VA Nino von Tronje desse ano. Em sua linha materna eu destaco Eros von der Luisenstraße espetacular reprodutor que deu origem no futuro a vários cães consagrados com Huppy von Arlett, Hill von Farbenspiel, Dux de Cuatro Flores, Vegas du Haut Mansard entre outros. Pakrus tem consanguinidade em Micheland's Chapiln - Kevin von Murrtal - Rikkor von Bad-Boll, consaguinidade essa que se repitiu agora nessa ninhada. Ele também introduz na linha do canil o expetacular reprodutor Baru Haus Yü, que deu origem a vários cães maravilhosos como VA Yerom Haus Sahilim, VA Furbo Desgli Achei, Arko von Butjenter Land entre muitos outros.
Nessa ninhada esperamos muita qualidade, boa pigmentação, muito temperamento e fortaleza. Devido ao casamento perfetio de tipos entre Ohana e Pakrus, aposto que teremos mais de 1 exemplo da ninhada com bom futuro em exposições. O fortíssimo temperamento de Ohana garante a ninhada toda terá as características esperadas e desejadas do pastor alemão. Parabéns antecipados aos futuros proprietários dessa ninhada pois com certeza estarão levando excelentes cães.

Evolução no modo pensar

Há alguns posts atrás eu disse que entre as linhas de sangue que gostaria de intruduzir no meu canil estavam: Zamp von Thermodos, Vegas du Haut Mansard e Quenn von Löher Weg. Lógicamente para não contradizer minha filosofia de criação devo manter a prioridade na saúde e no temperamento. E toda linha de sangue pode introduzir ou amenizar defeitos genéticos.
No meu caso estou contente com as caracterísca genéticas dos meus exemplares.
A introdução da linha do Vegas pode escurecer olhos e melhorar movimentação. Porém pode introduzir um defeito muito grave em relação a firmeza de ligamentos e orelha. Não posso aceitar isso, portanto caso eu venha introduzir essa linha será com um filho de Vegas que comprovadamente não tenha e não passe esses defeitos aos seus filhos. Não importa se ele dá filhos lindos, e sim a saúde desses filhos.
No caso de Zamp von Thermodos, acho que a introdução é mais saudável, melhorar a garupa (coisa que estou precisando), porém não escurece olhos, que é desejável nem fortalece ligamentos. Devo usar um filho do Zamp com a Ohana. Por enquanto meu gosto é por Bhax Mhuramel, mas a escolha ainda não é definitiva.
A linha de Quenn essa sim me parece uma linha que não posso abrir mão. Não conheço ainda um defeito que essa linha de sangue introduz, e conheço várias qualidade entre elas: saúde de quadrril e firmeza de ligamentos. Como decendente de Ursus von Batu, essa linha não deve melhorar comprimento de garupa.
Sempre usarei também Ghandi vo Arlett devido a força de temperamento, bem como cães que comprovadamente passem essas característica aos seus filhos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fotos de Ares e Zafiro

Ares do Monte Celeste foi vendido, seguem últimas fotos dele com seu amigo Zafiro von der Loie no canil.