domingo, 1 de maio de 2011

A verdade sobre o que realmente importa na criação

Sou criador de pastor a relativamente pouco tempo. No entanto já pude definir claramente o que é importante e o que não é importante na criação de pastor alemão.
Primeiramente devo criticar a grande maioria dos criadores antigos, tanto os de estrutura quanto os de trabalho.
Ambos pensam primeiramente nos títulos e depois na raça. Os criadores de trabalho só pensam no cão que lhe dará o próximo campeonato de adestramento, sem se preocupar com a estrutura e nobreza da raça, ao equilibrio de temperamento, pastor alemão não é onça, é um cão equilibrado, com andar nobre. Vejo alguns cães de trabalho que se assemelham a cães selvagens em todos os setindos. Feios, com problemas graves de orelha e dentição, praticamente perderam a habilidade nada do trote que caracteriza a raça.
Os criadores de estrutura não ficam atrás, só querem criar o proximo VA, o mais bonito, não importa se o temperamento não condiz com a coragem e perseverança nata da raça. Vejo os criadores se preocuparem tanto com comprimento do cão e sua cor que esquecem de ver temperamento e saúde de quadril.
Acho que nós que amamos a raça devemos pensar primeiro nela e depois na nossa vaidade.

Vejo criador de estrutura que me disse: "Tal cão não deveria ser usado pq sua máscara é muito feia" se tratava de um cão com excelente saúde de quadril e excelente temperamento alé de muito boa estrutura, é pra rir ou não?
Como eu disse antes façam pela raça, e não por suas vaidades senhores.

Nenhum comentário: